Quantas Mãos se Precisa para Levantar Algumas Paredes?

(Projeções)
Tenho quase certeza sobre um ditado que diz, que paredes cairão à tua direita, tetos desabarão a esquerda e no final tudo tú consertarás. Antes da inauguração, de preferência.

O ano era 2017, mas 2018 também o mês  em que começará não sei precisar e não termina até hoje. Calma, ficará mais confuso ao longo do texto.

(Projetando)

Verdade seja dita, na família Kung Fu estamos sempre em processos de mudanças, seja no indivíduo em constante aprimoramento, no local ou para um novo endereço. Entretanto, dependendo do seu momento e proximidade, certas mudanças são mais ou menos visíveis. Vou me ocupar de narrar um pouco do processo de mudança do CEO para o O2 Corporate, nosso endereço atual.

Caótico, encontramos o lugar dos nossos sonhos, próximo do Si Fu, na cobertura, com varanda, espaço precioso com potencial infinitamente superior a nossa residência antiga. Eu diria perfeita, se o teto não caísse sobre nós, se não fosse a falta de luz em uma das salas (e alguns pontos da outra), paredes por levantar, piso inapropriado e … bem, era uma casa muito engraçada.

(Sorrisos)

Engraçada e teimosa, alguns buracos nas paredes e tetos se recusavam a se manter fechados. Confesso, nossa inabilidade com obras ajudava nesse processo teimoso, mas era fato que ela parecia querer dificultar as coisas e dizer “Eu vou te mostrar quem é engraçada”.

(Quem cê tá chamando de engraçada)

Parece estranho, mas experimente passar mais de doze horas por dia em uma sequência ininterrupta de 21 dias trabalhando na mesma casa. Se ela não lhe passar impressões, me preocuparei com minha sanidade. De fato já me preocupo, mas há buracos na parede e teto para se fechar, ainda precisamos pintar, colocar rodapé…

(Uma base sólida e muita coisa por fazer)

Pode parecer que buraco nas paredes e teto apareceram vezes demais no texto, mas se parece exagero para vocês imagina para as pessoas que tiveram que fechar. Buracos nas paredes e teto.

(Não repitam em casa, está terrivelmente errado)

Tapamos tantos buracos que criamos uma competição interna para decidir quem seria o rei da argamassa. Afinal já temos um rei do bastão e um rei do chute, nos ocorreu que da argamassa fosse pouco disputado e assim nos engraçamos.

A orientação do Si Fu era clara, aproveitem esses momentos juntos para praticar, não deixem de fazer Chi Sau antes de ir. Mais tarde naquele dia um irmão Kung Fu mais novo me surpreendeu ao alegar que tentou me bater na prática. Acho que sabemos que está levando a melhor na disputa pelo título de Rei da Argamassa.


(Sleep no More)

É preciso evoluir a técnica para além da forma, do formato. Ter condições de extrair benefício dela e transpor para sua própria conduta.

Quando eu amarrei parte da tubulação do ar condicionado à parte do Muk Yan Jong para poder tapar um buraco na parede, há quem diga que não foi evolução técnica e sim heresia, eu chamo de heresia também, tem coisas que não tem justificativa e isso explica muita coisa (ele as vezes me arremessa limões).

(Tudo que vai volta. Inclusive buracos nas paredes e ...)

Entre luminárias caídas e alguns choques. 

(Bricolagem)

Com uma medida de trabalho e duas de paciência do Si Fu, o ano virou e conseguimos iniciar algumas atividades.

(Bons Ventos foram notados)

Fizemos a aula inaugural do Programa fundamental.

(Primeiro dia de Prática de 2018)

Sediamos nosso primeiro grande evento na casa nova.

(Primeira edição do SAT)

Criamos.

(Estruturação)

Pintamos.

(De Branco)

Pintamos.

(De vermelho)

Pintamos paredes erradas.

(Pasmo)

Fortalecemos laços.

(Eu não sei o que o André fez, mas aposto que mereceu)

Deixamos o Mo Gun mais leve.

(Levávamos a maior parte do lixo em nossas roupas)

Fiquei um pouco nostálgico e me prolonguei demais, mas ainda tenho um compromisso com o título, prossigamos.

Quando me pergunto quantas mãos são necessárias para levantar uma parede posso com segurança dizer que não fui capaz de contar. Existe mais fotos do que sou capaz de contextualizar e nesta única obra, passaram mais pessoas do que sou capaz de lembrar e essa casa, que hoje é o lar da Família e do Clã Moy Jo Lei Ou. Está debruçada em pelo menos 30 anos de história construída pelo meu Si Fu, sem mencionar o processo milenar e histórico da arte, já é mais tempo do que tenho de vida. É seguro dizer que não fui capaz de contar, quantas paredes e pilares foram erguidos por todos esses anos (ou séculos), quantas mãos se empenharam para edificar nossa história.

Minha conclusão, é que Kung Fu, diz respeito a tempo, tempo que por sua vez gera marcos, legado e laços.

(Inauguração do Núcleo Barra, Península/ O2 - Rio de Janeiro)

___________________________________________

Na Foto:

Si Fu, Mestre Sênior Julio Camacho Líder do Clã Moy Jo Lei Ou
Si Mo, Marcia Moura Co-Líder do Clã Moy Jo Lei Ou
Si Suk Ricardo Queiroz
Si Suk Úrsula Lima
Dai Si Hing Leonardo Reis
Dai Si Hing Thiago Pereira
Si Hing Thiago Silva
Si Hing Cristiano Chaves
Si Hing Claudio Teixeira
Si HIng Ailton Jordão
Si Hing Pedro Ivo
Si Hing William Franco
Si Hing André Guerra
Si Hing Guilherme de Farias 
Clayton Meireles 
Fabiano Granado
Iuri Alvarenga
Marcelo Firmino
Marcio Lopes
Vinicius de Paula
Raphael Krás
Valter
Entre tantos outros ...


Comentários

Postagens mais visitadas